Bàllo

Metodologia de padrão internacional ao alcance do reconhecido talento brasileiro.

A dança é um campo em contínua evolução que necessita se adaptar aos novos tempos para formar profissionais com conhecimento mais abrangente e educação técnica, artística e corporal diversificada. Para isso, é preciso assimilar conceitos e práticas para além do aprendizado da dança, que ajudam nessa evolução. O bailarino moderno é aquele que une técnica, arte, preparo físico e consegue incorporar ao estudo do movimento conhecimentos complementares, como canto, interpretação e muitos outros.

Com um projeto pedagógico coordenado pela ex-bailarina Simone Ferro, professora da faculdade de Dança da University of Wisconsin – Milwaukee e atual presidente do Wisconsin Dance Council, (organização voltada ao apoio do ensino da dança no estado de Wisconsin), as aulas de dança da Bàllo seguirão os rigorosos parâmetros pedagógicos utilizados por entidades americanas tais como a New Orleans Center for Creative Arts (NOCCA), National Dance Education Association (NDEO), The New York City Department of Education. Uma formação integral de consciência artística, física e mental alinhada com as exigências atuais da dança mundial.
Simone Ferro

Simone Ferro

A visão do futuro nas mãos de quem faz história.

Natural de São Paulo, Simone Ferro possui um Solo-Seal pela Royal Academy of Dancing. Ingressou na Universidade de Wisconsin-Milwaukee (UWM), onde ensina técnicas de dança para alunos de graduação e pós-graduação desde 2001. Atualmente, dirige o programa de Mestrado em Dança e, entre 2011 e 2015, atuou como diretora do Departamento de Dança. Depois de ganhar experiência profissional como bailarina e solista na Cisne Negro Companhia de Dança, Balé da Cidade de São Paulo e Balé do Rio de Janeiro, Simone viajou para a Europa para dançar por seis anos com o Grand Théâtre de Genève, e por seis anos com a Alias Compagnie na Suíça. Entre os principais coreógrafos com quem trabalhou encontram-se Jirí Kylián, Christopher Bruce, Ohad Naharin, Luiz Arrieta, Victor Navarro, Sônia Mota, e Guilherme Botelho, além de muitos outros. Simone tem uma pós-graduação em dança como bolsista na Universidade de Iowa, nos EUA, se formou pela Stott Pilates no Canada, e possuiu um Certificado de Análises de Movimento pelo método Laban pela Columbia College de Chicago, nos EUA.

Ao longo dos anos, Simone tem coreografado espetáculos em companhias de dança, teatro e ópera, incluindo o Milwaukee Ballet, o Milwaukee Repertory Theatre, a Florentine Opera, a Milwaukee Chamber Orchetra, o Milwaukee Opera Theatre, Danceworks Performance Company e a Wild Space Dance Company.

Simone ganhou vários prêmios e incentivos, incluindo a APCA pela sua atuação em Bolero de Lia Robato, uma Research Growth Initiative pela Escola de Pós-Graduação da UWM, um prêmio em reconhecimento pela sua instrução pedagógica, uma bolsa coreográfica pelo Wisconsin Arts Board e, em 2013, uma Fellowship pela Universidade de Iowa Alumni Association. Ela é hoje a presidente do Wisconsin Dance Council.

Desde 2004, Simone viaja regularmente para o Brasil com seu marido e parceiro de pesquisa, Dr. Meredith W. Watts, para pesquisar e documentar a cultura popular e as festas populares maranhenses, assim como o Bumba-meu-boi. Esse projeto gerou uma série de trabalhos coreográficos, apresentações em conferências académicas e artigos, incluindo uma publicação na Revista de Cultura Popular. Ao longo dos anos, Simone realizou mais de cem entrevistas com participantes, donos de grupos, cantadores e artesãos e viajou mais de 10.000 quilômetros pelo interior do Maranhão. Ela publicou dezenas de vídeos em seu site pessoal, sendo pioneira no arquivamento do Bumba-meu-boi praticado no estado do Maranhão.
Av. Jorge João Saad, 1018 | São Paulo - SP | ballo@ballocentrodedanca.com.br
(11) 3501-1655